terça-feira, 16 de junho de 2009

O conflito entre judeus e palestinos começou há muitos séculos atrás. Parte religiosa, parte política. Para compreendermos esse conflito, devemos voltar à origem histórica e religiosa dos dois povos envolvidos.


ORIGEM HISTÓRICA



Na imagem, vemos os irmãos Isaque e Ismael.


O conflito entre judeus e palestinos começou há muitos séculos atrás. Um dia Abraão teve um sonho, em que Deus dizia-lhe que teria um filho. Só que ele era casado com Sarah, que não podia ter filhos, então ela ofereceu sua escrava Agar para gerar seu herdeiro. Nasceu então Ismael. Quando Ismael tinha 13 anos de idade, Abraão, com 99 anos, e Sarah, com 90, já haviam perdido a esperança de ter um filho juntos, quando Deus, em sonho, apareceu de novo para ele e disse-lhe que teria um filho de Sarah. Nasce, então, Isaque. Sarah tinha muito ciúme de Agar e Ismael e pediu para Abraão expulsá-los de suas terras. Ismael e sua mãe foram para o deserto de Fará (Gênesis 21.17-20) e deram origem aos povos árabes.


ORIGEM RELIGIOSA



Na imagem vemos o Monte de Sião.


A origem religiosa judaica tem início com Abraão quando Deus lhe faz a promessa de que faria dele o pai de uma grande nação. Essa grande nação seria a origem do Messias que traria salvação para a humanidade.
A origem do islamismo está em seu fundador Maomé, no ano 622 d.C. Maomé recebe uma revelação de Deus quando estava em Meca, através do anjo Gabriel, que lhe dá uma nova visão sobre Deus e seus propósitos para a humanidade. Muhammad (Maomé) se torna, então, o profeta principal do islamismo.
As duas religiões têm Jerusalém como cidade sagrada, visto que a cidade está situada sobre o monte de Sião, local de herança dos dois filhos de Abraão.


CONFLITOS TERRITORIAIS



Nesta imagem, pode-se ver a cidade de Jerusalém, disputada por Judeus e Palestinos.


Os judeus que povoaram a palestina, por cerca de 1500 anos, foram expulsos no ano 70 d.C. pelo império romano, sendo dispersos por várias partes do mundo. Com isso vários povos árabes começaram a povoar a região da palestina, sendo que nesse período eles ainda não eram mulçumanos, mas de diversas religiões tribais, tidos como pagãos. Com o surgimento do islamismo, os povos árabes foram conquistados política e religiosamente. Após a conquista da cidade de Jerusalém pelos muçulmanos, construiu-se ali a Mesquita de Omar sobre o Monte de Sião, no mesmo local onde existiu o Templo de Salomão, lugar sagrado para os judeus.
Com o início do movimento sionista (judaico), em 1897, os judeus almejaram o retorno à Terra Santa, que culminou na criação do Estado de Israel em 1948. Visto que a Palestina já era povoada por árabes, intensifica-se o conflito entre Judeus e Palestinos.
Os judeus alegavam que eram donos da terra, sendo que eles haviam sido expulsos de lá há quase dois mil anos atrás, e os árabes alegavam que estavam ali pelo mesmo período. Os dois povos reivindicam a cidade de Jerusalém como sua capital.



Na imagem, pode-se observar o sofrimento dos cidadãos palestinos e judeus, e o exercito logo abaixo.


Visto que o conflito engloba a religião e a política, o resultado mais viável seria a divisão da terra entre os dois povos, deixando a questão religiosa de lado. Mas como nenhum dos dois abre mão da posse de Jerusalém, esse é um conflito que não apresenta solução atual.

Um comentário:

  1. Essa guerra só irá terminar na volta de Yeshua HaMashiah. Volte logo Yeshua, seu Povo te aguarda!!! Shalon

    ResponderExcluir